Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição 67. Destino

Daniel Blaufuks
Daniel Blaufuks

Daniel Blaufuks tem trabalhado na relação entre a fotografia e a literatura através de obras como My Tangier, com o escritor Paul Bowles. Mais recentemente, em Collected Short Stories, apresentou vários diptícos fotográficos numa espécie de "prosa de instantâneos", um discurso baseado em fragmentos visuais que insinuam histórias privadas a caminho de se tornarem públicas. A relação entre o público e o privado, a memória  individual e a memória colectiva tem sido, aliás, uma das constantes interrogações no seu trabalho. Utiliza principalmente a fotografia e o vídeo, apresentando o resultado através de livros, instalações e filmes.

O seu documentário Sob Céus Estranhos foi apresentado no Lincoln Center, em Nova Iorque. Algumas das suas exposições aconteceram no Centro de Arte Moderna, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa; no Palazzo delle Papesse, em Siena; no LisboaPhoto, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa; na Elga Wimmer Gallery, em Nova Iorque; e na Photoespaña, em Madrid, onde o seu livro Sob Céus Estranhos recebeu o prémio de Melhor Edição Internacional do ano de 2007. Nesse ano foi também galardoado com o prémio BES Photo. O seu livro Terezín foi publicado pela editora Steidl, em Göttingen. Em 2011 expôs no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e, já em 2014, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, em Lisboa. Em 2017 ganhou o Prémio AICA-MC Artes Visuais 2016, atribuído pelas exposições Léxico, realizada na Bienal de Vila Franca de Xira, e Tentativa de Esgotamento, realizada na Galeria Vera Cortês, em Lisboa. Tem um doutoramento pela Universidade de Gales.

 

http://www.danielblaufuks.com

OUTRAS COLABORAÇÕES

Edição Especial.Fernando Pessoa
16.Heróis
14.Portugal

© 2019 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias