Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição 68. Tropical

Mafalda Veiga
Mafalda Veiga

Mafalda Veiga é escritora de canções, intérprete e compositora. Nasceu em Lisboa, a 24 de Dezembro de 1965, onde viveu a maior parte da sua vida. Passou a infância e a adolescência em Espanha. Bisneta do pintor Simão da Veiga, aos sete anos já mexia em pincéis, óleos e telas com a avó, também pintora, e julgou ser essa a sua vocação. Foi então que o pai lhe ofereceu a primeira viola. Aprendeu a tocar com o seu tio mais novo, Pedro da Veiga, guitarrista de fado, e nunca mais parou. Aos treze anos, escreveu a primeira canção. O gosto pela composição e escrita de canções impunha-se. O seu primeiro disco, “PÁSSAROS DO SUL” (prémio Sete de Ouro Revelação), foi editado em Novembro de 1987, quando estava ainda no segundo ano de Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi disco de prata. Terminou o curso de Literatura entre a escrita e os concertos. A escolha estava feita.
Ao longo dos últimos 30 anos editou vários álbuns que foram discos de ouro, prata e platina, nomeadamente “TATUAGEM” (de 1999, cujas canções fizeram parte de bandas-sonoras de novelas da brasileira TV Globo), “AO VIVO” (de 2000, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa), o DVD “5 DE OUTUBRO NO COLISEU DE LISBOA” (2004), “CHÃO” (de 2009, Prémio Zeca Afonso), “ZOOM” (2011) e “PRAIA” (de 2016, que é simultaneamente um disco e um caderno de autor).
Publicou os livros “Songbook” (Quasi Edições, 2004) e “O Carocho-Pirilampo que Tinha Medo de Voar” (Quasi Edições, 2005) e “E Arrumei as Gavetas e Cuidei do meu Jardim” (Blue Book, 2019) com imagens originais da pintora Ana Vidigal.

https://www.mafaldaveiga.com/

© 2019 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias