Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição 69. Democracia

Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa nasceu em 12 de Dezembro de 1948. É católico, participou em vários movimentos da Igreja.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciências Jurídico-Políticas em 1985, com Distinção e Louvor por unanimidade. Professor Catedrático de nomeação definitiva em 1992, por unanimidade.

Depois de ter iniciado a sua carreira docente na área das Ciências Jurídico-Económicas, regeu todas as principais disciplinas do Grupo de Ciências Jurídico-Políticas.

Presidiu aos Conselhos Científico e Pedagógico e ao Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pertenceu, por inerência, a diversos órgãos, como o Senado Universitário e integrou o júri do Prémio da Universidade de Lisboa.

Em representação da Faculdade de Direito da U.L., presidiu à delegação que celebrou o primeiro acordo para a Faculdade de Direito de Bissau, e leccionou nas Universidades Agostinho Neto, Eduardo Mondlane e da Ásia Oriental.

Foi Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.

Pertenceu à Comissão de Instalação e ao Conselho Científico da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, por onde é doutor honoris causa.

Foi Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro dos Assuntos Parlamentares e membro do Conselho de Estado (2000-2001 e 2006-16).

Foi Presidente da Assembleia Municipal de Cascais, vereador e líder da oposição na Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Assembleia Municipal de Celorico de Basto.

Foi um dos fundadores do Partido Popular Democrático, depois Partido Social –Democrata, tendo assumido a sua liderança de 1996 a 1999.

Foi Vice-Presidente do Partido Popular Europeu, no qual integrou o PSD.

Esteve na fundação dos jornais Expresso e Semanário, onde exerceu funções de direcção e gestão. Fez análise política com carácter regular desde os anos 60 na imprensa escrita primeiro, e na rádio e televisão depois.

Foi membro da comissão que elaborou a primeira Lei de Imprensa.

Presidiu ou integrou órgãos de diversas associações, IPSS e da Santa Casa da Misericórdia de S. Bento de Arnóia.

Foi membro da Junta e Presidente do Conselho Administrativo da Fundação da Casa de Bragança, curador do Museu Nacional de Arte Antiga e das Fundações Vieira da Silva-Arpad Szenes e António Quadros.

É mecenas da Biblioteca Pública de Celorico de Basto.

Foi condecorado pelo Senhor Presidente Mário Soares com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada e pelo Senhor Presidente Jorge Sampaio com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Fonte: http://www.presidencia.pt/?idc=3

© 2019 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias