Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição 71. 20

Miguel Gonçalves
Miguel Gonçalves

Miguel Gonçalves nasceu no Porto a 10 de maio de 1978 mas passou a sua infância e juventude em Castelo Branco onde completou o ensino secundário. Regressa à cidade Invicta em 1996 para ingressar no curso de Física/Matemática Aplicada (ramo de Astronomia) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e participa também em inúmeras sessões de divulgação de Astronomia, sendo um dos fundadores do GIRA – Grupo de Informação e Recreação Astronómica.

Em 1997 é convidado para Coordenador Nacional da The Planetary Society (Sociedade Planetária), a maior agência espacial não governamental do mundo, co-fundada pelo astrónomo e astrofísico Carl Sagan, cujo cargo foi extinto em fevereiro de 2019.

Em 2005, integra o grupo Almedina onde foi livreiro, gestor de eventos e gestor de produto, assinando também uma rubrica no Rádio Clube do Porto dedicado à divulgação da literatura. Em 2010, é convidado para editor adjunto de uma editora de âmbito nacional, cargo que deixa em outubro de 2012.

Do seu currículo sublinha-se a sua participação no Protolocolo Bilateral NASA/Portugal (1999), participação no 53rd IAF World Space Congress, entre 9 e 19 de outubro de 2002 em Houston, EUA (selecionado pela Agência Espacial Europeia ESA em representação de Portugal e da própria organização), membro do comité organizador do Congresso Ibérico de Meteoritos Y Geología Planetaria, realizado no Museo de las Ciencias de Castilla-La Mancha Cuenca, 24 – 26 de outubro de 2002, Orador convidado no workshop Feed, feedback, e feedforward: as redes digitais na educação e divulgação científica inserido nas comemorações dos 20 anos do Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto (04/11/2016), Orador convidado das conferências privadas talks@Galp, organizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Galp (Lisboa, 22/02/2017), Orador convidado da sessão plenária da 11ª edição da Semana Internacional do Instituto Politécnico de Setúbal subordinado ao tema World Boundaries – Insights, Pratices and Values (16/04/2018) e Orador convidado do ciclo de conferências MasterClass COGITO organizado pela Câmara Municipal de Oeiras (16/10/2018). Faz também parte do Conselho Consultivo do Instituto Geofísico da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (desde fevereiro de 2020).

Assinou durante 2 anos uma coluna no jornal i dedicado à exploração espacial e desde 2011 que apresenta a rubrica “A Última Fronteira” no programa “Bom Dia Portugal”, da RTP1/3/Internacional. É cronista da revista “JN História”, comentador de Astronomia e Exploração Espacial do “Jornal 2” (RTP2) e foi também um dos fundadores da marca de joias meteoríticas “NEO Skytale” e do projeto de turismo rural e de natureza “Refúgio do Raposo”, em Proença-a-Nova.

© 2020 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias