Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição Especial. Tempo Suspenso

João de Melo
João de Melo

O escritor João de Melo nasceu em 1949 na Achadinha, Nordeste, ilha de São Miguel, onde viveu até aos 11 anos de idade, vindo estudar para o Continente em 1960. Reside na cidade de Lisboa desde 1967 (exceto no período de 1971-1974 em que esteve na guerra colonial em Angola, como furriel enfermeiro). Foi professor dos ensinos secundário e superior, após a sua licenciatura em Filologia Românica pela Faculdade de Letras. Durante nove anos (2001-2010), assumiu o cargo de Conselheiro Cultural na Embaixada portuguesa em Espanha, tendo levado a cabo uma divulgação sem precedentes da nossa cultura no país vizinho.

É autor de livros de ficção, estudos e ensaios, antologias, poesia, crónicas e viagem, com obras traduzidas numa dezena de países europeus e americanos. Recebeu prémios literários de prestígio, entre os quais: “Grande Prémio do Romance da A.P.E.”, “Prémio Eça de Queirós/Cidade de Lisboa”, “Prémio Internacional Cristóvão Colombo”, “Prémio Fernando Namora” e “Prémio Vergílio Ferreira” (2016), este pelo conjunto da sua obra. O seu romance mais conhecido, “Gente Feliz com Lágrimas” (1988), foi adaptado a série de televisão por José Medeiros e ao teatro por João Brites, para o grupo “O Bando”. Foi condecorado com as Ordens de Santiago da Espada e do Infante Dom Henrique e com a medalha de Mérito Cívico da Assembleia Regional dos Açores. É “Cidadão Honorário” do Nordeste, concelho de onde é natural, desde 2015. 

 

© 2021 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias