Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação enquanto utilizador. A desactivação desta funcionalidade poderá impedir este site de funcionar correctamente. Ao continuar a visitar o nosso site, está a aceitar esta utilização de cookies.     [Aceitar e Fechar]

Edição 66. Era Uma Vez

Inês Pedrosa
Inês Pedrosa

Inês Pedrosa nasceu em 1962. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou na imprensa, na rádio e na televisão, tendo recebido vários prémios de jornalismo. Foi directora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Até Outubro de 2016, foi colunista do semanário Sol.

Publicou 18 livros, entre os quais se destacam 7 romances: A Instrução dos Amantes, Nas Tuas Mãos (Prémio Máxima de Literatura), Fazes-me Falta, A Eternidade e o Desejo (finalista do Prémio Portugal Telecom 2009 e do Prémio Correntes d'Escritas 2010), Os Íntimos (Prémio Máxima de Literatura), Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo (2015).

Publicou ainda duas novelas fotográficas: Carta a Uma Amiga (sobre fotografias de Maria Irene Crespo), e Do Grande e do Pequeno Amor (sobre fotografias e em co-autoria com Jorge Colombo), bem como os livros de contos Fica Comigo Esta Noite e Desnorte (2016).

É também autora da Fotobiografia de José Cardoso Pires, da colectânea de biografias 20 Mulheres para o Século XX, do livro de entrevistas Anos Luz, do livro de crónicas Crónica Feminina, da narrativa de viagem No Coração do Brasil – Seis Cartas ao Padre António Vieira (com ilustrações de João Queiroz) bem como de dois livros infantis: Mais Ninguém Tem (ilustrações de Jorge Colombo) e A Menina Que Roubava Gargalhadas (ilustrações de Júlio Pomar). Organizou uma antologia de poesia portuguesa, Poemas de Amor, e uma antologia de contos sobre a amizade, Os Melhores Amigos. Em 2016, publicou o livro de citações As Lições de Vida de William Shakespeare, o qual organizou e traduziu.

Escreveu duas peças de teatro: Doze Mulheres e Uma Cadela (Teatro da Trindade, encenação de São José Lapa, 2005) e Socorro, Estou Grávida! (em co-autoria com Patrícia Reis, encenação de Celso Cleto, 2006).

A sua obra encontra-se publicada no Brasil, em Espanha, em Itália e na Alemanha.

http://www.inespedrosa.com/

OUTRAS COLABORAÇÕES

63.18
61.Televisão
59.Céu
56.Família
55.15
Edição Especial.Juízo
43.Liberdade
38.Sonho
Edição Especial.Fernando Pessoa
33.Sorte
32.Sexo
Edição Especial.Agustina Bessa-Luís
29.Paz
28.Sonho Português
24.Publicidade
22.Coração
Edição Especial.Sophia de Mello Breyner Andresen
19.Europa
18.Luz
16.Heróis
13.Amor
12.Espectáculo
11.Futebol
Edição Especial.Tributo a Nova Iorque
5.Saudade
2.Jogo
1.Frio

© 2018 | all rights reserved. design by 004 F*@#ing Ideias